quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Educação por Competências

As intensas mudanças, clientes cada vez mais exigentes, busca incessante pela qualidade e produtividade, inovações tecnológicas, competitividade acirrada, decorrentes da globalização, impôs as organizações à necessidade de diferenciais compatíveis com as exigências do mercado atual.

O grande volume de informações a gerenciar faz com que o conhecimento seja a principal vantagem competitiva estratégica das empresas que almejam sucesso e neste contexto o foco é nas pessoas que são aquelas que os detém.

Contudo, o sistema tradicional não responde mais aos múltiplos desafios que se apresentam no mercado de trabalho competitivo e globalizado, surgindo assim a necessidade de um tipo de educação corporativa que atenda aos novos anseios.

De um lado as empresas lutando para minimizar a obsolescência do conhecimento e do outro o profissional lutando para reaprender continuamente, se adaptar ao novo perfil exigido pelo mercado e manter a empregabilidade.

Neste cenário, a educação com foco em competências apresenta-se como uma importante estratégia a ser adotada pelas empresas no desenvolvimento dos seus profissionais.

Educação é toda influência que o ser humano recebe do ambiente social, durante toda a sua existência, a fim de adaptar-se às normas a aos valores sociais vigentes e aceito. O ser humano, todavia, recebe influências, assimila-as de acordo com suas inclinações e enriquece ou modifica seu comportamento dentro de seus próprios padrões pessoais.

Paulo Freire aborda a diferença entre treinar e educar, descrevendo que treinar é aprender as técnicas e habilidades necessárias para determinado fim, enquanto que educar é muito mais que isso, “não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

Na opinião do Prof. Chiavenato a educação profissional é a educação institucionalizada, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Compreende, desta forma, três etapas independentes, mas perfeitamente distintas:

Que prepara a pessoa para uma profissão: formação profissional;
Que aperfeiçoa a pessoa para uma carreira:  aperfeiçoamento ou desenvolvimento profissional;
Que adapta a pessoa para uma função: treinamento;

Competências são conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que quando mobilizados adequadamente agregam valor ao negócio, valor social ao indivíduo, impactando favoravelmente nos resultados.

Como a necessidade de aprender das pessoas passou a ser permanente e a capacidade de gerir conhecimento por parte das empresas também, a educação com foco em competências possibilita aos gestores no mundo corporativo, identificar quais os conhecimentos, habilidade e atitudes são desejáveis aos profissionais do século XXI, confrontar com os conhecimentos, habilidade e atitudes existentes e desenvolver programas de educação que vise suprir esta lacuna -GAPS – (competências desejáveis x competências existentes), tornando assim a organização mais competitiva e preparada para os desafios decorrentes da globalização e da era do conhecimento.

Somente com um programa de educação corporativo de qualidade e afinado com as modernas ferramentas de gestão é que a organização terá uma fonte de vantagem competitiva sustentável e as pessoas passarão a ter um papel ativo de receber, pesquisar, modificar e transformar informação em conhecimento adquirido através de uma aprendizagem significativa. Neste contexto a educação por competências aparece como um importante recurso a ser explorado.

Tipos de competências existentes:

Competências organizacionais, essenciais ou chave;
Competências gerenciais;
Competências do cargo;
Competências por processo;
Competências individuais.