terça-feira, 15 de agosto de 2023

 

Novas tendências da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas vem passando uma grande evolução nos últimos anos.

A área de RecursosHumanos é relativamente nova, pois surgiu no início do século 20. Na época, seu nome foi RelaçõesIndustriais devido à força do impacto da Revolução Industrial sobre as relações que envolviamempregador e empregado. Do antigo Departamento de Pessoal reativo, operacional e burocrático dadécada de 30, surge na década de 90 como fruto da revolução tecnol ógica a área de Gestão dePessoas como conhecemos hoje. A Gestão de Pessoas passa a ser associada ao capital intelecutal,gestão dos talentos e ao capital humano. Questões como desenvolvimento pessoal, carreira, empregabilidade, educação continuada, unive rsidade corporativa, consultoria interna de RH, competências passam a fazer parte do novo cenário dos Recursos Humanos.

Diante de um cenário cada vez mais turbulento, instável, competitivo, o papel da Gestão de Pessoas passa a ser cada vez mais important e, dentre as novas tendências na área de gestão de pessoas, destacam se:

- Modelo de trabalho híbrido como resultado da pandemia do coronavírus, forçando as organizações a adaptarem suas estruturas tradicionais, visando atrair e reter talentos.

- Treinamento online consolidado definitivamente na pandemia do coronavírus como uma modalidade fundamental para fins de capacitação.

- Transformação digital do RH (tecnologia, inteligência artificial, automação, people analytics).

- O uso da inteligência artificial na Gestão de Pessoas especialmente no processo de recrutamento e seleção de pessoas.

- A valorização das soft skills competências e habilidades comportamentais e sociais ), tendo em vista que muitos profissionais são admitidos pelas hard skills c ompetências técnicas, conhecimentos formais, escolaridade, qualificações), mas acabam sendo demitidos pelas competências comportamentais.

- People analytics método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre os funcionários de uma empresa.

- Profissionais de gestão de pessoas como protagonistas dos processos relacionados ao ESG (ambiental, social e governança) nas empresas, especialmente nas questões relacionadas ao social, tais como, inclusão, diversidade, nas ações de combate a desigualdade e a discriminação.

- Fortalecimento da cultura, engajamento e pesquisa de clima organizacional.

- Utilização dos indicadores do RH, pois o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado, assim é importante que a gestão de pessoas estabeleça as métricas necessárias a aferição dos resultados.

- Employee Experience , ou na tradução em português, experiência do colaborador. Quando a experiência do colaborador é positiva, a marca empregadora ( employer branding ) ganha pontos no mercado e passa a contar com maior facilidade para atrair talentos e engajar seus profissionais.

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