segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

 RH 4.0:  vantagens e desafios


A indústria passa por uma quarta revolução por causa da tecnologia. As mudanças se dão principalmente em direção à automação industrial, utilizando tecnologias como a inteligência artificial, a robótica, a computação em nuvem, a internet das coisas, o trabalho remoto, impressão 3D e mais. A evolução da indústria sempre foi o principal marco das mudanças em todos os demais setores da economia mundial. Tivemos três revoluções e hoje vivemos uma quarta revolução, também conhecida como a revolução 4.0 que originou o que conhecemos hoje como indústria 4.0.  

Em decorrência dessa quarta revolução a área de Recursos Humanos também passa por transformações e desafios. O RH 4.0 é caracterizado principalmente por 3 pilares: tecnologia, estratégias e gestão comportamental (soft skills). A automatização e a transformação digital do RH constituem as principais características deste RH 4.0 que precisa buscar cada vez mais profissionais resilientes, inovadores, criativos, analíticos, digitais, humanos e disruptivos.

A tecnologia trouxe muitas vantagens para o RH 4.0, tais como:  diminuição na burocracia, agilidade nos processos de recrutamento e seleção, descentralização dos processos de RH, gestão e trabalho remoto, processos assertivos, mais rápidos e integrados, facilidade na tomada de decisão e etc.

O RH 4.0 precisa lidar com alguns obstáculos para o alcance do sucesso; são eles: obter o apoio da alta direção, fortalecimento da cultura organizacional, lidar com as diferenças geracionais, mudanças extremamente rápidas que dificultam o acompanhamento das mesmas, profissionais que não acompanham a intensidade das mudanças e etc. 

Dica de leitura: Gestão do RH 4.0: digital, humano e disruptivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário